Como empreender reaproveitando garrafas de vidro

É muito bom quando temos a felicidade de encontrar pessoas que são apaixonadas pelo planeta e pela arte, e ainda conseguem usar a sua arte para ajudar o planeta não é mesmo? Esse é o caso da Amanda Souza Figueiredo, artesã de mão cheia, 32 anos, mora em Nova Iguaçu – RJ, cursou Biologia, e desde então se tornou comprometida com a educação ambiental, assunto que virou trabalho sério e se firmou de maneira muito linda em sua vida.

amanda1

Ainda na adolescência surgiam muitos questionamentos sobre o descarte irregular que é tão prejudicial ao meio ambiente, com essa reflexão em mente, Amanda sentiu que precisava fazer a sua parte para não contribuir com tamanho descaso ao jogarem lixo nas ruas e encostas próximos a sua casa, Ela sabia que não era correto; Começou então a reciclar garrafas pet, derretia as garrafas no fogo para amolecer e torcer afim de fazer uma escultura interessante. Ali então percebeu que seria uma empreendedora, pois conseguiu vender algumas das esculturas, com um liquido colorido e brilhante dentro. Não satisfeita percebeu que uma empresa perto de casa descartava pedaços grandes de madeiras e começou a recolher para pintar telas e decorar casas de amigos, sempre no foco de reaproveitar e reutilizar com criatividade e assim diminuir os impactos ambientais.

E de onde veio a ideia de reaproveitar garrafas de vidro?

“A ideia com as garrafas de vidro veio com a chegada da festa de aniversário do meu filho, diz Amanda. Queria fazer uma lembrancinha que fizesse o reuso com arte para mostrar as pessoas que dá pra fazer algo bem legal usando o que pra muitos é lixo, foi ai que surgiram as “Garrafinhas do Kevin”.

garrafas1

 

A princípio iria pintar 8 peças para pôr na mesa principal, mas acabei pintando 77 unidades e todas as famílias levaram para suas casas esse carinho. Foi um grande sucesso! Passado a festa, decidi continuar o recolhimento dessas garrafas. Foi incrível como nas redes sociais eu consegui mobilizar tantas pessoas. Hoje recebo doações de garrafas de todos os tipos e tamanhos vindas de vários lugares do Rio de Janeiro; parentes, amigos, vizinhos e amigos de amigos doam, e agora eles já possuem um pouco mais de consciência que o vidro é uma matéria que leva 1 milhão de anos para se decompôr; com essa atitude, contribuem e muito para reduzir os impactos. Todos no final ficam felizes em participar deste movimento.”

Como é o processo de reaproveitamento das garrafas?

O processo é bem detalhado e demorado, muitas garrafas vêm com liquido dentro, outras com o rótulo com uma super cola, as garrafas de drinks normalmente vem com um bico dosador bem difícil de retirar, geralmente deixamos de molho para tirar os resíduos, reutilizamos a água da máquina de lavar para esse processo.

garrafas2

Como é o processo artístico?

Os produtos usados são tintas de artesanato, primer e verniz.

As peças são coloridas e alegres e vão bem com qualquer ambiente, meus clientes usam em cabeceiras com flores, em prateleiras, aparadores com rosas, banheiros com difusores, também com velas no estilo castiçal e todas as idéias são bem recebidas. São peças únicas, exclusivas, bom para quem quer alegrar o ambiente ou até mesmo decorar uma festa, dando um toque personalizado.

garrafas3

Hoje tenho orgulho de ter me tornado uma empreendedora formal, criando minha empresa e participando de eventos e bazares em todo o grande Rio, divulgando meu trabalho e ajudando na renda familiar, completou Amanda.

garrafas4

 

Se você se inspirou com a história de empreendedorismo da Amanda, não perde tempo não, nunca é tarde pra colocar aquela sua ideia em prática. Se tem uma história parecida ou qualquer história sua ligada ao reaproveitamento de materiais, seja de empreendedorismo ou somente por que ama o meio ambiente, pode entrar em contato conosco, deixa um recado aqui pra gente ou pelo Facebook também!

Quer entrar em contato com a Amanda para comprar alguma peça reciclada?

Manda um e-mail: amandalinhares26@hotmail.com

ou pelo telefone: (21) 3794-1422.

Siga Reaproveitando

 

Compartilhe:

Deixe seu comentário!

Você também pode gostar de:

Como empreender reaproveitando garrafas de vidro

É muito bom quando temos a felicidade de encontrar pessoas que são apaixonadas pelo planeta […]

10 utensílios de cozinha para Reaproveitar
10 utensílios de cozinha para Reaproveitar

10 Utensílios de cozinha para Reaproveitar. Fala sério né… É quase impossível não termos algum […]

Faça um Porta Retrato criativo
Faça um Porta Retrato criativo

Faça um Porta Retrato criativo com capa de CD. Quem viveu o auge do Compact […]